Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Clínica e Serviço > Notícias > Campanha Janeiro Branco na PMPV
Início do conteúdo da página

Campanha Janeiro Branco na PMPV

Publicado: Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 12h48 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 13h23 | Acessos: 67

 

 

Campanha Janeiro Branco na PMPV

Porque o Janeiro Branco? Janeiro inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, onde criam metas que desejam alcançar ao longo do ano. A cor branca simboliza "folhas ou telas em branco" sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas as quais desejamos concretizar.

Este ano a campanha Janeiro branco comemora seus 10 anos com o tema: ‘Saúde Mental Enquanto Há Tempo! O Que Fazer Agora?’. É um alerta, mas também uma sinalização de esperança que há tempo para o cuidado.

Criada pelo psicólogo Leonardo Abraão, ela vem crescendo ao longo dos anos tornando-se lei municipal em alguns municípios, lei estadual em quase todos Estados e desde abril 2023, lei federal 14.556/23. Esta lei institui a campanha Janeiro Branco, dedicada a conscientização da população sobre a saúde mental, abordando a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, trabalhar produtivamente e ajudar sua comunidade.

Diante a ideia de hábitos e ambientes saudáveis para o cuidado com a saúde mental, a 2º Ten Amanda Lessa, psicóloga da Policlínica Militar da Praia Vermelha (PMPV) realizou rodas de conversas para conscientização do tema em todos os setores da PMPV. Foi proposto aos participantes que escrevessem nas folhas em branco hábitos saudáveis que eles percebem que já realizaram ou que realizam e que promovem bem estar a saúde mental. A ideia não foi levar hábitos prontos como cartilha, mas sim os fazerem pensar e escrever os hábitos saudáveis que fazem sentido e o que é possível para a realidade de cada um.

Diferentes pontos que favorecem a saúde mental foram citados, respeitando o sentido e a subjetividade de cada pessoa. Entre eles: alimentação saudável, sono de qualidade, atividade física, atividades de artesanato, plantio, culinária, contemplar a natureza, convívio com amigos, familiares e animais, propósito de vida, exercício da espiritualidade, identificar as emoções e saber expressá-las, atividades de lazer, férias, viagens, alongamento, meditação, escutar música, ler livro, namorar, exercício da gratidão entre tantos outros hábitos. Para além do autocuidado, também se reforçou a importância quando necessário, de buscar o suporte da psicologia e psiquiatria. E você? Qual hábito que você tem ou que gostaria de ter que lhe faça sentido e lhe promove o bem-estar? Tem feito? Caso não, o que os impede?

Cuidar da mente é cuidar da vida!

 

Texto: 2º Ten Amanda Lessa

Fotos: 1º Ten Stephania

registrado em:
Fim do conteúdo da página