Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Clínica e Serviço > Notícias > Dia Mundial da Segurança do Paciente
Início do conteúdo da página

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Dia Mundial da Segurança do Paciente

 

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído por meio da Portaria MS/GM nº 529/2013, do Ministério da Saúde e tem como objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, em consonância com a prioridade dada à Segurança do Paciente na agenda política dos estados-membros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em maio de 2019, durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, a OMS definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente, estabelecendo um tema referente à Segurança do Paciente para cada ano.

Neste ano, a OMS definiu o tema "Engajar pacientes para a segurança do paciente" para celebrar esta data tão significativa, reconhecendo a importância crucial dos pacientes, familiares e cuidadores na segurança dos cuidados em saúde.

A Policlínica Militar da Praia Vermelha (PMPV) se une aos diversos órgãos, civis e militares, apoiando as ações alinhadas com o Plano Global de Ação para a Segurança do Paciente 2021-2030, em seu objetivo estratégico 4 - Envolvimento do paciente e da Família, defendendo a necessidade de medidas efetivas para promover o envolvimento do paciente e sua família/cuidadores. O intuito das ações é capacitar estes indivíduos a participarem ativamente em seus próprios cuidados de saúde e na melhoria da segurança.

Neste intuito, no dia 21/09/2023 o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da PMPV realizou uma ação lúdica envolvendo profissionais e pacientes com o objetivo de apresentar o tema da Segurança do Paciente de forma clara, objetiva e divertida. A Ação contou com uma dinâmica de Higiene das Mãos que permitiu verificar, de forma divertida, as falhas durante o processo de higiene abrindo a possibilidade de demonstração da forma correta e tirando dúvidas dos participantes. Os envolvidos receberam 1 ECOcopo e 1 frasco de álcool gel personalizados da PMPV. Foram entregues ainda a todos os pacientes o folder com instruções sobre como os pacientes e cuidadores podem participar ativamente de seu cuidado em saúde e ainda panfleto sobre prevenção de quedas.

A presidente do NSP, enfermeira Kátia Monroe destacou o empenho da equipe que se esforçou na decoração e nas atividades propostas alcançado com êxito os objetivos propostos para a comemoração desta data tão importante para a saúde. Ressaltou a importância da parceria entre o Núcleo e as diversas Comissões da Unidade, destacando-se a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) e Comissão de Conformidade Ambiental (CCA).

Sabemos que Segurança do Paciente é um tema ainda insipiente em diversas organizações, porém não há mais espaço para dúvidas quanto a sua importância e quanto aos benefícios organizacionais, profissionais e assistenciais que um Plano de Segurança do Paciente implantado e ativo trazem para as Unidades. A mudança de cultura organizacional para uma Cultura Justa, é uma mudança importante, que começa no ápice da cadeia hierárquica e que deve chegar até sua base com Protocolos bem definidos, processos bem estabelecidos e, principalmente, com a participação de todos da instituição.

 

O paciente é o foco do nosso cuidado e sua segurança é nossa mais nobre missão!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página